929 100 241 | 966 982 621 | info@enagor.pt

INSTALAÇÕES ISOLADAS DA REDE

As instalações de produção de energia elétrica isoladas da rede aparecem também definidas no DL153/2014 de 20 de Outubro como Unidades de Produção e Autoconsumo (UPAC) sem ligação à RESP.

Estas instalações são cada vez mais uma realidade e uma solução viável, em grande parte pela evolução dos custos de equipamentos e soluções técnicas que têm surgido no mercado, nomeadamente nos equipamentos fotovoltaicos e de armazenamento de energia (baterias). Verificando-se, muitas vezes, uma solução mais económica, quando comparada com o custo associado a um ramal de eletricidade, e ainda com a vantagem acrescida de não ter o custo da energia associado.

A Enagor tem a experiencia necessária para o dimensionamento e implementação de sistemas isolados com base em energias renováveis, que vêm, muitas vezes, viabilizar a realização de projetos, quer sejam eles de pequena dimensão como a alimentação de um pequeno dispositivo, ou a alimentação de um sistema elétrico mais complexo para uma habitação ou exploração agrícola.

A legislação permite a instalação de uma fonte ou mesmo a conjugação de várias fontes e tecnologias de produção de energia elétrica, renováveis ou não, para a mesma instalação. Sendo que no nosso país a tecnologia mais utilizada, pelas evidentes vantagens técnicas e económicas, é o fotovoltaico.